Organize seu desktop já!

Olá Amigos do Identidade Virtual! Sou um cara bastante reflexivo, mas também sou uma pessoa funcional e hoje vou trazer alguma dicas para que vocês possam organizar a sua vida dentro do computador. Organize sua área de trabalho e seja mais feliz! Dica de Geek vale dinheiro…

Mas o que é um desktop? Quando desenvolveram a área de trabalho pela primeira vez a ideia era poder ter no seu micro uma mesa de trabalho como base de criação. Não é por acaso que você tem uma lixeira, pastas com arquivos, planilhas, textos, calculadora, bloco de notas, um radinho de pilha para descontrair (Esse é o seu Windows Média Player..rsrs), etc. Seu Desktop simula uma mesa de trabalho e como uma mesa de trabalho convencional você precisa sim de organização! Não fuja dessa responsabilidade!

Seu desktop é parecido com esse? Que Kaka!

Organize-se! Assim como uma mesa ou ambiente bagunçado, um computador desorganizado também pode roubar o nosso tempo e prejudicar nossa produtividade. Com a avalanche de e-mails, downloads, documentos, artigos e arquivos multimídia, saber organizar este ambiente digital passa a ser uma tarefa cada vez mais importante para quem não quer jogar seu tempo fora. Isso pode ter muito mais impacto em pessoas que como eu, ficam mais de 40 horas por semana conectadas ao computador. Isso tem feito diferença aqui em casa.

Dicas simples para organizar seu desktop e ser feliz!



1.   Deixe sua área de trabalho limpo e organizado: Elimine os ícones que não utiliza e organize os que ficarem de uma forma que possam ser facilmente localizados. Evite salvar arquivos na área de trabalho ou deixar ali, atalhos para programas que você raramente utiliza. 
Crie atalhos para os softwares ou aplicativos utilizados com mais frequência (ex.: Word, Excel, aplicativo de e-mail, etc.) Isso economiza muito tempo, mas não exagere pois um desktop muito carregado, além de deixar a máquina mais lenta,  pode te confundir na hora de procurar o que quer.

2.   Recomendo o uso do ObjectDock:  Esta excelente ferramenta cria um barra onde você pode por todos as tuas pastas e atalhos mais usados. Eu uso no meu note e principalmente para o pessoal do Win XP é uma ótima ferramentabpara deixar seu PC semelhante ao MacOS. Clique Aqui para baixar.


3.   Faça Backup: Conheço gente que já foi para a terapia depois de ter seu notebook roubado ou o HD do seu computador corrompido, perdendo todos os seus arquivos e registros. Posso garantir que não vale a pena correr o risco. Faça cópia de tudo que for importante e o mantenha em um local seguro. Seu backup pode ser feito em HDs externos, Pendrives, HDs virtuais (Como o 4 shared na internet) ou mesmo em CDs e DVDs.  ( OBS.: Procure saber mais sobre computação em nuvem e proteção dos dados na web. Clique Aqui).

4.   Cada macaco no seu galho: Dê nome a pastas e arquivos de forma clara e objetiva. Textos nos lugares de textos, vídeos na pasta vídeos, apresentações e fotos  nomeadas por datas ou eventos numa pasta e assim por diante. Nada de jogar tudo numa pasta só. Na hora da busca fica tudo muito mais fácil!

5.   Não exagere na criação de pastas: Cuidado na hora de criar pastas e categorias para armazenar seus arquivos no computador. Isto vai economizar tempo na hora que precisar buscar uma informação ou documento. Criar dezenas de categorias pode obrigar você a efetuar um número muito grande de cliques e fazer você perder tempo  até conseguir chegar no arquivo desejado.

Importante – lembre-se de conferir o nome do arquivo que está salvando, e renomeie se  necessário. Muitas vezes fazemos o download de um programa ou arquivo que está com um nome  em “sânscrito”, algo como  Bhaktivedanta_twzz2009. Sabe quando vai encontrá-lo novamente se precisar? Nunca! Já era, perdeu! rsrs.
E para terminar nossa diga Geek de hoje um pouco de Desktop Design.
  • Escolha um wallpaper bacana, um que seja a sua cara. (Prefira imagens em HD-Alta definição). Imagens HD Aqui!
  • Distribua suas pastas e atalhos pelo ObjectDock.
  • Tenhas poucas pastas na área de trabalho e você terá um Desktop muito legal e limpo visualmente. Vejam os meus desktops criados:
Slide8ObjectDock na barra acima, 3 pastinhas ali em baixo e a barra de ferramentas na lateral. Deu um novo design.

Slide14Barra de ferramentas na lateral, 3 pastinhas na área de trabalho e cadê o ObjectDock? Eu o configurei para ficar oculto e ao passar do mouse lá em cima ele aparece deixando assim, a imagem mais limpa no desktop.

Slide133 pastinhas apenas, ObjectDock oculto e o detalhe são as cores da barra lateral para fechar com o wallpaper de fundo.  Com o Win XP também dá para se trabalhar e ficar muito legal. Tudo é personalizável!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhando para cima!

Tô cansado

Being Tested - Sendo Testado